Workshop – “Due diligence na prática profissional da perícia de obras de arte – Normativas e casos de estudo”

Estão abertas as inscrições para o workshop  Due diligence na prática profissional da perícia de obras de arte –  Normativas e casos de estudo“, a ser ministrado  em formato remoto, pelo  professor, perito em arte e diretor da Givoa Art Consulting   Gustavo Raul Perino, no dia 26/10/2024, das 10h00 às 12h00.

As inscrições devem ser feitas pelo link  https://www.even3.com.br/2_workshop_antecipa_2024

A chave para ingresso no evento será encaminhada na sexta-feira (25), após às 18h.

O workshop será aberto a todos os interessados, entretanto, somente os associados em situação de adimplência com a ANTECIPA, bem como os associados beneméritos,  receberão certificado de participação.

Caso queira se associar ou necessite regularizar seu cadastro, junto a ANTECIPA basta acessar em nossa página o link http://lacicor.eba.ufmg.br/antecipa/index.php/anuidade-2018/ , onde se encontram as orientações necessárias. Se preferir, entre em contato conosco pelo email secretaria.antecipa@gmail.com.

O professor Gustavo Perino ministrará um workshop focado na perícia acadêmica e interdisciplinar em obras de arte. A atividade abordará questões fundamentais, como a evolução histórica do conhecedor para o perito em arte acadêmico, a relação entre a peritagem, museologia, conservação e restauração e o problema da quebra de confiança nas regras tradicionais do mercado de arte e a sua situação atual no mercado de arte brasileiro. Também serão explorados os mecanismos de prevenção e detecção de falsificações bem como exemplos de como a perícia em arte não é apenas essencial para a identificação de falsificações, mas também é produtora de conhecimento, desempenhando um papel crucial na confirmação da autoria e atribuição de obras. Serão apresentados estudos de caso da Argentina, Brasil, Colômbia e Itália, e será destacado o papel crucial dos laboratórios no processo de pesquisa. Também serão apresentados trabalhos acadêmicos recentes que demonstram o aumento do valor de obras de arte por meio dessas pesquisas.


Ao final, a Presidente da ANTECIPA, Doutora Márcia de Mathias Rizzo, mediando a atividade, colocará o tema em discussão, aberta à participação dos inscritos.

Gustavo Perino, é bacharel em Perícia de Obras de Arte pela Universidade do Museu Social Argentino de Buenos Aires, especialista em Gestão Cultural e Comunicação pela Faculdade Latino-americana Ciências Sociais – FLACSO e CEO da  Bacharel em Perícia de Obras de Arte pela Universidade do Museu Social Argentino de Buenos Aires. Especialista em Gestão Cultural e Comunicação pela Faculdade Latino-americana Givoa Art Consulting desde 2012, onde um grupo de 20 profissionais vem desempenhando  papel crucial na diminuição de riscos ao determinar a autenticidade de obras de arte, trabalhando com apoio técnico e científico em 7 cidades de 4 países. Criador e organizador do International Conference Artwork Expertise (ICAE), com edições realizadas em Buenos Aires (2016), Rio de Janeiro (2018) e São Paulo (2023). Tendo sua sua expertise reconhecida por diversas entidades e instituições, é credenciado pela Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, pelo Projeto Emiliano Di Cavalcanti e pelo Projeto Sérgio de Camargo. Também atua como professor universitário e co-coordenador do curso de pós-graduação em Perícia de Obras de Arte na Universidade Santa Úrsula e Centro Universitário UniItalo. Co-Autor do Livro La Práctica Profesional del Peritaje de Arte (Tirant Espanha 2024) e Estudos Críticos de Patrimônio (Titant Brasil 2023) dentre outros artígos publicados. Perito judicial registrado no TJSP e membro ativo do Instituto de Avaliação e Autenticação de Obras de Arte (I3A), ANTECIPA e faz parte do comitê científico da Universidad Antonio de Nebrija, em Madri. 

Márcia de Mathias Rizzo é professora adjunta do curso de graduação em Conservação e restauração (UFRJ), fundadora e coordenadora do LECAD-M / Laboratório de Estudos, Caracterização e Desenvolvimento de Materiais ligados ao Patrimônio Cultural, que integra o NUPECOR / Núcleo de Pesquisas em Conservação e Restauro do Curso de Conservação e Restauração (UFRJ) e coordenadora substituta do curso de restauro da EBA/UFRJ, desde Outubro de 2019.  É graduada (Licenciatura) em Educação Artística (FAAP, 1982), especialista em História da Arte (CENAP-FAAP, 1990), mestra em Físico-Química (IQ-USP, 2008),com pesquisas na área de ciências ligada à conservação e restauração do patrimônio artístico cultural e doutora em Química Analítica (IQ-USP, 2015), cuja tese apresentou o desenvolvimento de um filme de adsorção com celulose/SBA-15 para limpeza de superfícies policromadas em obras de arte, patenteado e inscrito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – I.N.P.I./SP.  Ganhou o prêmio CAPES de melhor trabalho de pós-graduação do IQ-USP em 2010 por inovações tecnológicas aplicadas à conservação de acervo ceroplástico. É consultora técnica e perita judicial oficialmente nomeada para assuntos relacionados à conservação e restauração de bens culturais. Trabalhou na iniciativa privada como conservadora-restauradora autônoma durante mais de 30 anos e como proprietária e diretora da MRIZZO Laboratório de Conservação & Restauração de Bens Culturais Ltda. durante 16 anos. Já coordenou e/ou trabalhou em mais de 4.000 projetos de restauro (peças individuais ou grandes projetos). Implantou e coordenou durante cinco anos (2009-2014) o primeiro curso superior de conservação e restauro de São Paulo na PUC/SP, primeiro do Brasil a ser reconhecido pelo MEC com a nota máxima. É sócia acionista da MRIZZO Restaurações Ltda e recebeu o Prêmio Qualidade Brasil da Associação Brasil Líderes no Ano de 2020 na categoria – “Personalidade do ano / Destaque Nacional /  Mérito Social Profissional”.