Informamos que se encontram abertas as inscrições para o Webinário “Interoperabilidade e F.A.I.R. data:
O que são e sua importância para a comunidade de Patrimônio Cultural”, a ser ministrado pela Profa. Dra. Karla Balzuweit.
Sobre o evento:
Nas últimas décadas, diversas técnicas de caracterização tornaram-se mais acessíveis nas mais diversas áreas do conhecimento. Estas técnicas são essenciais na restauração de bens culturais móveis e imóveis, auxiliando também nos estudos dos objetos e artistas e em estudos de proveniência e na área forense.
Entretanto, apesar de uma maior facilidade de acesso de forma geral, diversas técnicas necessitam de conhecimento especializado tanto na aquisição dos dados quanto na interpretação dos mesmos. E alguns equipamentos podem ser extremamente caros, como, por exemplo, os síncrotrons.
O compartilhamento de equipamentos e infraestruturas, bem como o trabalho conjunto de artistas, restauradores, museólogos, arqueólogos, historiadores, arquitetos, físicos, químicos, engenheiros e outros profissionais especializados são necessários para atingir o objetivo fim, por exemplo, restaurar corretamente uma obra de arte ou entender como um determinado artista criou a obra.
Este compartilhamento de equipamentos e infraestruturas gera por sua vez uma necessidade de compartilhamento dos dados obtidos que podem ou não ser analisados e interpretados por quem os obteve, de tal forma que se torna necessário que os dados sejam interoperáveis e reutilizáveis.
Neste webinário serão abordadas questões envolvidas no compartilhamento de dados de acordo com as boas práticas, os conceitos de FAIR data e como a comunidade internacional vem abordando tal questão.
Karla Balzuweit possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Ciências Naturais – Natuurwetenschappen, pela Katholiele Universiteit Nijmegen (1993) em Nijmegen – Holanda. Pós-doutorado em microscopia eletrônica no Centro Nacional de Microscopia Eletrônica (NCEM) do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley em Berkeley – USA (2001). Atualmente é Profa. Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) onde leciona diversas disciplinas do curso de graduação em Física e no Programa de Pós-Graduação em Física e desenvolve pesquisa na área de Física do Estado Sólido, atualmente em Microscopia Eletrônica. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: microscopia eletrônica ,crescimento de cristais, cristalografia, filmes finos, cristais aperiódicos, quasicristais, nanomateriais, metais, ligas, minerais, fragmentos. Colabora com pesquisadores de outras áreas como Belas Artes, Biologia, Engenharia, Geologia, Química e Ciências Forenses. Foi vice-diretora do Centro de Microscopia da UFMG (CM-UFMG) de 2006 a 2010. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) no biênio 2008/2009, vice-presidente na área de materiais no biênio 2014/2015,e integra atualmente seu Conselho Consultivo. Tesoureira da Antecipa (Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio) nos biênios 2018-2020 e 2020-2022. Membro da Rede Mineira de Ciências Forenses desde 2015. Membro da câmara de cristalografia de elétrons da IUCr de 2014 a 2022. Participou da equipe de Implantação do Centro de Microscopia da UFMG desde 2002, e foi/é responsável pelo treinamento do corpo técnico do CM-UFMG na operação dos microscópios eletrônicos de varredura e de transmissão, difração de elétrons, e diversas técnicas de preparação de amostras na área de materiais. Presidente do Conselho de Administração da ANTECIPA gestão 2025-2027.
O evento ocorrerá no dia 12/07/2025 (sábado) das 09h30 às 12h00, via plataforma Zoom.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/inter-op
Ou pelo QR Code abaixo:

