Já estão abertas as inscrições para a palestra “Aplicações de técnicas de imagem por transmissão de raios X para a análise de objetos do patrimônio cultural ” a ser ministrada, em formato remoto, pelo professor doutor Davi Ferreira de Oliveira, no dia 24/11/2023, sexta-feira, das 16h00 às 18h00
Aos interessados pedimos que acessem o link https://www.even3.com.br/4_atividade_cientifica_antecipa_2023 e preencham o formulário de inscrição.
A chave para ingresso no evento será enviada na quinta-feira (23/11) após as 18h.
A atividade será restrita aos filiados em situação de adimplência com a ANTECIPA.
Haverá emissão de certificados para os participantes
Lembramos que as informações sobre a anuidade 2023 estão disponíveis em nossa homepage, no menu FILIAÇÃO E ASSOCIADOS. O contato com a Secretaria pode ser feito pelo email secretaria.antecipa@gmail.com.
Na palestra o professor Dr. Davi Ferreira de Oliveira abordará o tema evidenciando algumas questões de ordem prática, tais como:
• Princípio de funcionamento das técnicas de imagem por transmissão de raios X;
• Aquisição e análise de imagens radiográficas;
• Aquisição das projeções tomográficas;
• Reconstrução de imagens tomográficas;
• Visualização e análise de imagens tomográficas (2D e 3D);
• Características e aplicações das técnicas de radiografia digital e;
• Características e aplicações das técnicas de tomografia computadorizada.
A presidente da ANTECIPA, Dra. Márcia de Mathias Rizzo, mediará a atividade..
Davi Ferreira de Oliveira (UFRJ) é graduado em Física pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, com mestrado e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, professor adjunto do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ, na área de concentração de Física Nuclear Aplicada. Atua como pesquisador, professor e orientador acadêmico em diversas áreas, como Arqueometria, Ensaios não Destrutivos com Radiações Ionizantes, Instrumentação Nuclear e Proteção Radiológica. Possui cerca de 18 anos de experiência em aplicações envolvendo técnicas de Radiografia Convencional e Digital, Espectrometria de Raios X e Raios Gama e Tomografia Computadorizada.
Márcia de Mathias Rizzo (UFRJ) é professora adjunta do curso de graduação em Conservação e restauração (UFRJ), fundadora e coordenadora do LECAD-M / Laboratório de Estudos, Caracterização e Desenvolvimento de Materiais ligados ao Patrimônio Cultural, que integra o NUPECOR / Núcleo de Pesquisas em Conservação e Restauro do Curso de Conservação e Restauração (UFRJ) e coordenadora substituta do curso de restauro da EBA/UFRJ, desde Outubro de 2019. É graduada (Licenciatura) em Educação Artística (FAAP, 1982), especialista em História da Arte (CENAP-FAAP, 1990), mestra em Físico-Química (IQ-USP, 2008),com pesquisas na área de ciências ligada à conservação e restauração do patrimônio artístico cultural e doutora em Química Analítica (IQ-USP, 2015), cuja tese apresentou o desenvolvimento de um filme de adsorção com celulose/SBA-15 para limpeza de superfícies policromadas em obras de arte, patenteado e inscrito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – I.N.P.I./SP. Ganhou o prêmio CAPES de melhor trabalho de pós-graduação do IQ-USP em 2010 por inovações tecnológicas aplicadas à conservação de acervo ceroplástico. É consultora técnica e perita judicial oficialmente nomeada para assuntos relacionados à conservação e restauração de bens culturais. Trabalhou na iniciativa privada como conservadora-restauradora autônoma durante mais de 30 anos e como proprietária e diretora da MRIZZO Laboratório de Conservação & Restauração de Bens Culturais Ltda. durante 16 anos. Já coordenou e/ou trabalhou em mais de 4.000 projetos de restauro (peças individuais ou grandes projetos). Implantou e coordenou durante cinco anos (2009-2014) o primeiro curso superior de conservação e restauro de São Paulo na PUC/SP, primeiro do Brasil a ser reconhecido pelo MEC com a nota máxima. É sócia acionista da MRIZZO Restaurações Ltda e recebeu o Prêmio Qualidade Brasil da Associação Brasil Líderes no Ano de 2020 na categoria – “Personalidade do ano / Destaque Nacional / Mérito Social Profissional”.