Evento da UFPel em Brasília debate restauração de Patrimônio Cultural Vandalizado em 8 de janeiro de 2023

De 27 a 29 de agosto, Brasília será palco de um evento que abordará as consequências e ações de reparação relacionadas aos danos sofridos pelo patrimônio cultural brasileiro durante a invasão ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. O evento, parte do Projeto LACORPI, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), será realizado presencialmente no auditório do IPHAN e transmitido online pelo canal do IPHAN no YouTube.

O evento integra a iniciativa “Patrimônio Cultural dos Palácios Presidenciais: Valorização e Promoção da Democracia a partir da Conservação-Restauração dos Bens Culturais Vandalizados do Palácio do Planalto”. Coordenado pelas professoras da UFPel, Andréa Lacerda Bachettini e Karen Velleda Caldas, o projeto é resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre a UFPel e o IPHAN, visando à recuperação das obras de arte danificadas durante os ataques de janeiro.

A ementa do evento destaca a amplitude dos prejuízos sofridos pelo patrimônio público brasileiro, não apenas em termos materiais, mas também em relação aos valores simbólicos associados às obras de arte e outros bens culturais. O encontro reunirá especialistas para discutir essas questões e as iniciativas de conservação-restauração em andamento, focando nas interfaces entre o patrimônio cultural e a memória social.

Exposição “8/01: Democracia e Restauração”

Como parte da programação, a exposição “8/01: Democracia e Restauração” será inaugurada no dia 27 de agosto de 2024, marcando a abertura do evento. A mostra ficará em exibição na sede do IPHAN em Brasília, no Centro Empresarial Brasília 50 – SEPS 702/902, Bloco C, Torre A, Bairro ASA Sul, até o dia 25 de outubro.

Atividades de Educação Patrimonial

Além do evento principal, serão realizadas atividades de educação patrimonial em Brasília. Entre elas, o “Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (UFPel)”, ministrado pelas professoras Liza Bilhalva Martins, Letícia Nörnberg Maciel e Marta Bonow Rodrigues, com a colaboração de professoras e alunos da UNB e UFPel.

Essas atividades incluem diálogos sobre patrimônio, exibição de vídeos sobre os eventos de 8 de janeiro e oficinas lúdicas de restauração, envolvendo alunos de várias escolas de Brasília ao longo de agosto e setembro de 2024.

Inscrições:

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: lacorpi.brasilia@gmail.com

Programação das atividades de Educação Patrimonial

  • Atividade EP 1: Diálogo sobre patrimônio – encontro didático pedagógico (agosto)
    • 20 de agosto, terça-feira – TARDE (início 13h) – Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia – 120 alunos (04 turmas)
    • 21 de agosto, quarta-feira – TARDE (início 13h) – Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia – 120 alunos (04 turmas)
    • 23 de agosto, sexta-feira – MANHÃ (início 7h30) – Centro de Ensino Fundamental Caseb – 130 alunos (05 turmas)
    • 26 de agosto, segunda-feira – TARDE (início 13h) – CED Stella dos Cherubins Guimarães Troi -Planaltina – 120 alunos (04 turmas)
  • Atividade EP 2: Diálogo sobre destruição e restauração das obras – exibição de vídeo sobre o ato de
    • 08/01/2023 e exposição das obras e processos de restauração (setembro)
    • 16 de setembro, segunda-feira – TARDE (início 13h) – CED Stella dos Cherubins Guimarães Troi – Planaltina -120 alunos (04 turmas)
    • 18 de setembro, quarta-feira – TARDE (início 13h) – Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia – 240 alunos (08 turmas)
    • 19 de setembro, quinta-feira – MANHÃ (início 7h30) – Centro de Ensino Fundamental Caseb – 130 alunos (05 turmas)
  • Atividade EP 3: Oficina de atividade lúdica: “Brincando de ser restaurador(a) do patrimônio brasileiro – atividades diversas com quebra-cabeça – miniatura da ânfora – cartografia social – arte no papel (setembro)
    • 23 de setembro, segunda-feira – TARDE (início 13h) – CED Stella dos Cherubins Guimarães Troi – Planaltina -120 alunos (04 turmas)
    • 25 de setembro, quarta-feira – MANHÃ (início 7h30) – Centro de Ensino Fundamental Caseb – 130 alunos (05 turmas)
    • 26 de setembro, quinta-feira – TARDE (início 13h) – Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia – 120 alunos (04 turmas)
    • 27 de setembro, sexta-feira – TARDE (início 13h) – Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia – 120 alunos (04 turmas)

Fonte: UFPEL