Workshop “Registro da fluorescência visível induzida por radiação ultravioleta em obras de arte”

Eestão abertas as inscrições para o Workshop  Registro da fluorescência visível induzida por radiação ultravioleta em obras de arte, a ser ministrado  em formato remoto, pela Ma. Juliana Bittencourt Bovolenta, no dia 23/11/2024, sábado, das 09h00 às 11h00.

A inscrição deve ser relizada pelo link https://www.even3.com.br/3_workshop_antecipa_2024/  .

As vagas serão prioritárias para os associados adimplentes da ANTECIPA, que receberão certificado, mediante inscrição e presença no evento.

Não associados podem se inscrever para as vagas remanescentes. A inscrição de interessados não associados será computada por ordem de solicitação e será confirmada no dia 22/11/2024, mediante envio do link para acesso à sala virtual. As inscrições serão encerradas no dia 22/11 às 18h00.

O workshop tratará da criação de fluxos de trabalho consistentes para a captura e interpretação de registros fotográficos produzidos através desta técnica de documentação científica. Serão abordados a terminologia utilizada para a descrição da técnica, fontes de radiação e outros equipamentos necessários para a produção dos registros, segurança dos profissionais durante a irradiação das obras e os desafios envolvidos na utilização de cartelas de referência e outros materiais que podem funcionar como metadados técnicos.


O Workshop será mediado pela  2ª Secretária da ANTECIPA, Ma, Paola de Macedo Gomes Dias Villas Bôas.

Juliana Bittencourt Bovolenta é Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP), na linha de pesquisa Salvaguarda do patrimônio cultural e coleções museológicas. Especialista em Conservação e Restauração de Fotografias pela Escola Nacional de Conservação, Restauração e Museografia Manuel del Castillo Negrete (ENCRyM) do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (2011) e graduada em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura pelo Centro Universitário Senac (2008). Foi contemplada com a Bolsa ENDESA de Patrimônio Cultural para Ibero-América com a qual realizou programa formativo na Filmoteca Espanhola, em Madrid (2012-2013). Integrante do Fotográfica en Red – Grupo multidisciplinar de profissionais dedicados à preservação fotográfica. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (ANTECIPA) e da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).


Paola de Macedo Gomes Dias Villas Bôas  é Mestre em Engenharia de Materiais, pela REDEMAT da Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade do Estado de Minas Gerais (2021), especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos – CECRE, pela Universidade Federal da Bahia (2006) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) . Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais, do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em conservação e restauro, atuando em ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, dossiê de conservação e restauro, tecnologia dos materiais na conservação e no restauro de bens imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *