Vibrações, Choques e Preservação do Patrimônio Cultural: O que é Real e o que Sentimos

• Data: Quarta-feira, 29 de março de 2017
  • Local: Escola de Engenharia – Auditório Seminário 1014
  • Hora: 09h00 – 10h30
Sobre o tema: Choques e vibrações são na atualidade fatores altamente relevantes na deterioração de bens culturais. Seja pela localização dos prédios de museus e sítios históricos e arqueológicos, ou por razões várias como a promoção de concertos de música nas vizinhanças de museus, ou a extenuante rotina de viagens de determinados bens culturais, a pesquisa sobre a inflluência de choques e vibrações para a deterioração de bens culturais é um campo fascinante da pesquisa científica na área das engenharias aplicadas ao estudo e preservação de bens culturais. O Instituto Holanês do Patrimônio Cultural é uma das instituições líder nesta área de pesquisa. Na conferência serão apresentadas as bases para o estudo e a preservação de bens culturais sujeitos aos mais diversos tipos de ação de choques e vibrações.
Dentre os propósitos da conferência, esperamos expor para o publico em geral, principalmente professores e alunos de Engenharia e de Conservação-Restauração de Bens Culturais,  a importância dos estudos nesta área, além da busca de possíveis futuros alunos de pós-graduação interessados em seguir estudos e pesquisas neste campo do conhecimento.

Sobre o Conferencista: o Dr. Billl Wei é Cientista da Conservação Senior do Departamento de Ciencia da Conservação da Agencia Holandesa para o Patrimônio Cultural (RCE).  A agência é responsável, na Holanda, pelos estudos e preservação do patrimônio cultural Holandês, incluindo edifícios históricos, arqueologia e paisagem, e também coleções de museus.