II Ciclo WEBINARS ANTECIPA – Lançamento Mundial do livro/World Book Launching: Science and Art: The Contemporary Painted Surface

Dia/Day: Quarta-feira 23 de setembro de 2020; Wednesday Sept 23rd, 2020

Hora/Hour: 13h00 – Brasília 1:00pm; 13h00 (Buenos Aires); 12h00 noon (Washington DC, USA); 6:00pm (Paris, Rome); 5:00pm (London, Lisbon); 16h00 (Bissau); 11h00 (Lima, Peru); 09:00am (Los Angeles); 17h00 (Luanda, Angola); 18h00 (Maputo, Mozambique)

Evento com tradução simultânea Inglês – Português – escolha o canal “Português” no botão correspondente, ao entrar na sala/ Event in English w simultaneous translation to Portuguese

Inscreva-se antecipadamente para este webinar / Registration available at https://us02web.zoom.us/…/reg…/WN_iRg58VsUTpiWHGCKGf4G8w

Resumo
Ciencia e Arte estão cada vez mais interconectadas nas atividades de estudo e conservação de bens culturais. As ciências exercem um papel chave no patrimônio cultural, seja a partir do desenvolvimento de novas técnicas analíticas para o estudo das artes ou para a investigação de novas formas de preservação de materiais para o futuro.
Science and Art: The Contemporary Surface cobre em grande amplitude técnicas de execução, conservação de materiais e linguagens dos artistas, estes representativos de doze países diversos, todos protagonistas do desenvolvimento de técnicas e metodologias inovativas e substancialmente importantes.
Na sequência do título já publicado Science and Art: The Painted Surface, o presente volume consiste de uma série de capítulos escritos conjuntamente por cientistas, historiadores da arte, conservadores, curadores e artistas dedicados à conservação, técnicas construtivas, linguagens e tópicos conceituais.
O livro abre com o foco em artistas mundialmente reconhecidos pela história da arte, como Jackson Pollock, Lucio Fontana, Enrico Bai, Piero Manzoni e Joseph Albers. O corpo do livro é dedicado aos trabalhos de artistas vivos e mundialmente reconhecidos, em uma perspectiva de que, ao considerar os anos sessenta como o ponto de partida da contemporaneidade, não negligencia de oferecer uma visão do trabalho produzido nos anos precedentes. Diversas entrevistas com artistas estão incluídas. Os capítulos finais são dedicados ao design contemporâneo, net art, e superfícies pintadas na arquitetura contemporânea.
O livro é apresentado numa maneira de fácil leitura, para uma ampla audiência, e serve como guia para os leitores adentrarem em novas áreas, descobertas pelas ligações entre arte e ciência, e é de interesse de artistas, historiadores da arte e curadores, e também aos apreciadores da arte.

Abstract
Science and art are increasingly interconnected in the activities of the study and conservation of works of art. Science plays a key role in cultural heritage, from developing new analytical techniques for studying the art, to investigating new ways of preserving the materials for the future.

Following on from the 2014 title Science and Art: The Painted Surface, this book consists of a series of chapters written together by scientists, art historians, conservators, curators and artists dedicated to conservation, execution techniques, languages and conceptual topics. Science and Art: The Contemporary Painted Surface largely covers execution techniques, material’s conservation and languages of artists, representative of twelve different countries, all protagonists of the development of innovative significant techniques and methodologies.

The book opens with a focus on widely historicized artists, such as Jackson Pollock, Lucio Fontana, Enrico Baj, Piero Manzoni and Joseph Albers. Its core is dedicated to the work of major worldwide renowned living artists, in a perspective that, while considering the Sixties as the historical starting point of contemporaneity, does not neglect to offer a view on the work done in the immediately preceding years. Several interviews with artists are included. Final chapters are dedicated to contemporary design, net art, and painted surfaces in contemporary architecture.

Presented in an easily readable form for a large audience, the book guides readers into new areas uncovered by the link between science and art, and will be of interest to artists, art historians and curators, as well as those who appreciate art.

Reviews of Science and Art: The Painted Surface
‘Science and Art provides an excellent read for art historians, who will instantly recognise the famous pieces that have been studied, while giving them insight into how a painting was constructed, what it is made from, or how the colours would have looked when they were freshly painted.’
Chemistry World, 6 November 2014

‘Science and Art is recommended for students, teachers, and the general public who are interested in chemistry or other sciences and art, as well as applications of the former to the latter.’
J. Chem. Educ., 2016, 93(5), 810–810

Certificados de participação serão emitidos sob demanda,
para os membros filiados à ANTECIPA

Este evento é uma promoção da ANTECIPA – Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio    (http://lacicor.eba.ufmg.br/antecipa).

O evento é parte do segundo ciclo de webinars da ANTECIPA, em colaboração com o LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR – Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais, da Escola de Belas Artes da UFMG (http://lacicor.lcc.ufmg.br)

Envie suas dúvidas para: webinars.lacicor@gmail.com

Programa do Webinar/Program
Quarta-feira 23 de setembro de 2020 – Wednesday September 23rd

13h00 – Brasília 1:00pm; 13h00 (Buenos Aires); 12h00 noon (Washington DC, USA); 6;00pm (Paris, Rome); 5:00pm (London, Lisbon); 16h00 (Bissau); 11h00 (Lima, Peru); 09:00am (Los Angeles); 17h00 (Luanda, Angola); 18h00 (Maputo, Mozambique)

Chairman: Luiz A C Souza – President of ANTECIPA – National Brazilian Association for Research in Technology and Heritage Science – Coordinator of LACICOR – Conservation Science Laboratory – Federal University of Minas Gerais, Brazil

Opening/Abertura: 

by Chairman Luiz Souza and Book Editors: Antonio Sgamellotti – Accademia dei Lincei, Roma, Italy; Bruno Brunetti – Universitá di Perugia; Constanza Milliani – CNR Italy

Mini-Conferencias – Short talks (10 min cada/each)

1) Jackson Pollock
Autor: John Delaney ( National Gallery – Washington, DC, USA)

2) Piero Manzoni and Enrico Baj
Autor: Luca Bochicchio (Universidade de Genova, IT)

3) Lina Bo Bardi
Autor: Antonio Mirablle (Paris, FR)

4) Raul Lozza’s and Thomas Maldonado
Autor: Fernando Marte (UNSAM, Buenos Aires), AR)

5) Judith Lauand
Autor: Luiz Souza (LACICOR, BR)

6) Cai Guo-Qiang
Autor: Rachel Rivenc (Getty Conservation Institute, USA)

7) Gary Hume, David Hockney, Patrick Hero, Frank Auerback
Autor: Bronwyin Ormsby (Tate Gallery, UK)

8) Eduardo Kac
Autor: Pier Luigi Capucci (Accademia di Belle Arti, Reggio Calabria, IT)