Seminário Internacional “Conservação-Restauração x Ciência x Filosofia: utilização de novos materiais nos projetos de restauro”

LINK DE INSCRIÇÕES NO SITE DO EVENTO:

Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro/Brasil.

Data: 27 de março de 2023

Horário: 9:30 às 17:30h

Parcerias: GREENART-UE /FUNDACAO CASA DE RUI BARBOSA/PPGMA

UFRJ Conservação – Restauração / ANTECIPA

A Fundação Casa de Rui Barbosa tem o prazer de oficializar o convite para o workshop:

“Conservação – Restauração X Ciência X Filosofia. Formação x Treinamento: Utilização de Novos Materiais nos Projetos de Restauro”.

O evento conta com a participação de profissionais altamente qualificados na temática, a acolher os participantes interessados em um dia imersivo, oferecendo momentos de teoria e prática como proposta metodológica.

O desenvolvimento de novos materiais para a conservação/restauração e sua aplicação introduz questões múltiplas e em constante evolução. Os novos materiais utilizados devem atender aos critérios de compatibilidade, reversibilidade e estabilidade.

Como os diferentes atores de um projeto de restauração integram esses princípios? Em que medida harmonizam requisitos científicos, deontológicos, técnicos e estéticos?

Diante da chegada de novos materiais, qual deve ser o papel de cada um dos atores na escolha e execução dos materiais utilizados em um tratamento? Além disso, a conservação e restauração devem ser capazes de enfrentar o desafio de usar materiais mais ecológicos e menos tóxicos para os usuários.

Como os conservadores- restauradores integram esse parâmetro em seu processo de tomada de decisão?

O encontro organizado pelo projeto europeu GREENART e a FUNDACAO CASA DE RUI BARBOSA, em parceria com o PPGMA, a UFRJ (Curso de Conservação e Restauração) e ANTECIPA propõe explorar os materiais desenvolvidos nos últimos 12 anos e questionar as razões que levam à escolha destes materiais e à sua aplicação na conservação e restauro do património cultural.

O workshop apresenta dois momentos essenciais:

1. Palestras e apresentações sobre os aspectos teóricos dos nanomateriais
  2. Workshops práticos em torno das metodologias de aplicação de alguns sistemas.

PROGRAMA

09:30 – 10:00 Abertura: Alexandre Santini – Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa e Comissão Científica

10:00 – 10:30 Piero Baglioni: Apresentação do projeto GREENART/UE. Géis, microemul sões e nanopartículas, aspectos teóricos e aplicativos

10:30 – 11:00 Antonio Mirabile: Investigação, inovação e desenvolvimento de novos materiais para conservação do património cultural no âmbito de projetos financiados pela UE.

11:00 – 11:15____Intervalo

11:15- 11:45 Marcia Rizzo: Pesquisa científica para a conservação do Patrimônio Cultural. Apresentacao Associação ANTECIPA

1145 – 12h15 Camilla Camargos: Materiais à base de nanocelulose para preenchimento de perdas ou revestimento protetor de artefatos celulósicos

12h15 – 12h45 DebatePiero Baglioni/ Antonio Mirabile (moderador)

12h45 – 14h Intervalo para almoço

14:00 – 14:30 – Antônio Carlos dos Santos Oliveira Doutor em Museologia e Patrimônio – UNIRIO – Bolsista PCI – MAST TEMA: TESE – MODELAGEM PARA VALORAÇÃO DE OBJETOS MUSEOLÓGICOS: estudos de caso para o MNBA e MAST. Orientador: Prof. Dr. Marcus Granato

14:30 -17:30h Workshops

Camilla Camargos, Piero Baglioni e Antonio Mirabile

Local: Auditório

Tema: Materiais inovadores para limpeza, consolidação e proteção de obras de arte: introdução e demonstração prática sobre preparação, uso, reutilização, reciclagem e manuseio de novos materiais.