Potencialidades da FRX (Fluorescência de raios X) pontual com equipamento portátil e da FRX por mapeamento em Arqueometria

Atividade aberta aos associados adimplentes da ANTECIPA

Palestrantes:

Prof. Dr. Carlos Roberto Appoloni / UEL

Prof. Dr. Renato Pereira de Freitas / IFRJ

Mediadora:

Profa. Dra. Márcia de Mathias Rizzo / UFRJ

Data: 14/10/2023

Horário: 10:00 às 12:00

Evento online, inscrições pela plataforma Even3, por este LINK.

A atividade será realizada em três módulos:

No primeiro módulo o Professor Dr. Carlos Roberto Appoloni (UEL) apresentará o desenvolvimento no Laboratório de Física Nuclear Aplicada da UEL (LFNA/UEL) de sistemas portáteis de Fluorescência de Raios X (pXRF) e suas potencialidades. Serão discutidos alguns estudos selecionados de aplicações de pXRF em obras do patrimônio arqueológico e artístico realizados pela equipe do LFNA/UEL. Também será apresentado brevemente o desenvolvimento de um sistema portátil de laboratório para macroXRF em conjunto com o LACAPC/IFUSP e alguns resultados obtidos.

No segundo módulo o Professor Dr. Renato Pereira de Freitas (IFRJ) abordará as potencialidades da técnica de macro mapeamento elementar por Fluorescência de Raios X (MA-XRF). Inicialmente será apresentado o histórico de desenvolvimento da técnica, em seguida serão apresentados alguns estudos de caso aplicando o MA-XRF em obras de arte brasileiras realizadas pela equipe do Laboratório Móvel do IFRJ dedicado à investigação.

O terceiro e último módulo será aberto ao debate e à participação dos inscritos.