Symposium AC02: Combining characterization techniques to understand and restore Cultural Heritage objects and sites.

SBPMAt: September 29th to October 3rd – Santos – SP – Brazil

Palestrantes convidados:

• Prof. Koen Janssens – University of Antwerpen
  • Dr. Maria Filomenta Guerra – CNRS

Patrimônio cultural é uma área extremamente abrangente, inter e multidisciplinar.

Congregando diferentes profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento. A variedade de assuntos, objetos e temas de estudo também é muito grande.

Os objetivos são essencialmente o entendimento de como objetos do Patrimônio Histórico Cultural foram produzidos/confeccionados, elucidando os processos e trazendo conhecimento sobre as culturas e seus artistas, bem como os métodos empregados na sua produção, auxiliando também na conservação dos mesmos.

Uma grande variedade de técnicas de caracterização podem ser utilizadas para estudo destes objetos que podem ser desde técnicas de imageamento para registro e documentação com varredura 2D ou 3D tanto macroscopicamente como microscopicamente permitindo macro e microanálise (microscopia eletrônica). Técnicas espectroscópicas com Feixes de Partículas, Radiação Síncrotron, Fluorescência e Difração
de raios X podem ser empregadas para melhor caracterizar os materiais presentes tanto utilizando sistemas complexos de grandes dimensões como instrumentos portáteis que são utilizados em museus e sítios históricos e pré-históricos.

O objetivo do presente simpósio é disponibilizar um espaço para pesquisadores e alunos apresentarem seus trabalhos, discutir e mostrar o estado da arte na área.

Data limite para a submissão de resumos: 8 de abril de 2024.

Pesquisadores e alunos são convidados a submeter suas contribuições em áreas como:

1) Caracterização para a restauração de objetos e sítios de patrimônio cultural.
2) Técnicas analíticas e espectroscópicas
3) Técnicas de caracterização por imagens