Data: 29 de outubro a 06 de Novembro de 2016
Local: Instituto Casa da Glória – UFMG, Diamantina, Minas Gerais
Organizadores::
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Escola de Belas Artes
- CECOR – Centro de Conservação-Restauração de Bens Culturais
- Programa de Pós-Graduação em Artes
- Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
- Instituto de Geociencias
- Instituto Casa da Glória
Apresentação
O Workshop Managing Indoor Climate Risks – Gerenciamento Ambiental e de Riscos para Coleções – é organizado e oferecido pela Agência Holandesa de Patrimônio Cultural, no âmbito do programa de Patrimônio Cultural em Comum, em colaboração com o LACICOR – Laboratório de Ciencia da Conservação, vinculado ao CECOR, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. O workshop focará na prática e discussão do modelo de tomada de decisões para otimizar o gerenciamento do ambiente interno e das condições climáticas para coleções e edificações.
O conteúdo e estrutura do workshop são baseados nas novas diretrizes holandesas para controle ambiental em museus, fundamentadas na metodologia de gerenciamento de riscos. As diretrizes foram criadas especificamente para considerar e respeitar os valores e significados associados tanto aos edifícios quanto às coleções que estes abrigam, buscando uma sinergia entre as possibilidades oferecidas pelas edificações e os requisitos para a conservação de coleções, numa perspectiva prática e realista. A metodologia de trabalho combina questões vinculadas a valores, identificação, análise e avaliação de riscos e estratégias de controle ambiental, que permitem o gerenciamento integrado de riscos para a preservação de coleções. O objetivo é alcançar condições ótimas de preservação, levando em conta a melhor relação custo/benefício e a sustentabilidade do processo a longo prazo.
Os organizadores do workshop estão interessados na construção e compartilhamento de experiências na aplicação da abordagem do gerenciamento ambiental e de riscos para coleções, em diferentes condições e contextos, o que será proporcionado pela diversidade de participantes de várias regiões do Brasil. O workshop foi pensado para reunir profissionais e especialistas que atuam diretamente na preservação do patrimônio cultural, tais como engenheiros, arquitetos, museólogos, conservadores-restauradores, arquivistas, bibliotecários, e outros que apresentem potencial para aplicação e disseminação do conhecimento.
Os palestrantes e instrutores do workshop são pesquisadores e profissionais da Agência Holandesa do Patrimônio Cultural e do LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR- Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os participantes serão selecionados com base em suas responsabilidades, atividades e experiências profissionais, bem como em seu potencial de aplicação dos conhecimentos a serem adquiridos. O formato do workshop é bastante interativo e intensivo, e envolverá, além do conteúdo teórico, a abordagem prática de estudos de caso selecionados na cidade de Diamantina. Os participantes serão também solicitados a trazer para o ambiente do workshop problemas vinculados à sua vivência professional.
O workshop será realizado em sistema de imersão, nas dependências do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, Minas Gerais, que possui alojamentos coletivos, bem como instalações para alimentação e ambientes de estudo. Estudos de caso serão efetuados em instituições na cidade patrimônio-mundial de Diamantina. O IDIOMA DO WORKSHOP SERÁ O INGLÊS, SEM TRADUÇÃO.
Programa Preliminar
- Sábado 29/10: Traslado BH – Diamantina; Instalação no Instituto Casa da Glória
- Domingo 30/10: manhã livre, abertura solene na parte da tarde; Apresentação dos participantes
- Segunda a Sexta, 31/10 a 04/11/2016: 09h00 – 18h00: atividades téoricas e práticas; trabalhos em grupo e estudos de caso; desenvolvimento dos estudos de caso individuais
- Sábado 05/11: viagem de campo a Biribiri (traslado e almoço incluidos)
- Domingo 06/11: manhã: traslado Diamantina – Belo Horizonte (UFMG e Aeroporto de Confins)
Taxa de inscrição: R$1150,00 (hum mil, cento e cinquenta reais), dividido em até duas parcelas. A taxa de inscrição cobre o seguinte: traslado Belo Horizonte – Diamantina – Belo Horizonte, viagem de campo a Biribiri; hospedagem em alojamento coletivo no Instituto Casa da Glória; café da manhã e almoço durante os dias do evento; material didático.
Os certificados de participação serão emitidos com a chancela conjunta da Agência Holandesa de Patrimônio Cultural e da Universidade Federal de Minas Gerais, com carga horária total de 50 horas/aula.
Datas e informações importantes:
- Número máximo de participantes: 25 (vinte e cinco);
- Realização do Workshop: de 29 de outubro a 6 de novembro de 2016;
- Prazo para inscrição: Atualmente em aberto;
- Resultado da seleção: Em até três dias após a inscrição;
- Prazo para pagamento da inscrição: Boleto será gerado no site da Fundep, de acordo com instruções;
Enviar para workshopmicr2016@gmail.com